NO TEMPO EM QUE FIQUEI POR LÁ EU RECEBI INFORMAÇÔES DE QUE HAVERIA CONCURSO PARA PROFESSORES DO ESTADO,ENTÃO ME INSCREVI TAMBÉM.PARA MINHA ALEGRIA FUI CLASSIFICADA ERECEBI UMA ESCOLA A MAIS PARA TRABALHAR.
NESTA ESCOLA TINHA UMA PROFESSORA QUE ASSUMIA COMO DIRETORA TAMBÉM E A MAIORIA DOS ALUNOS ERAM DE ORIGEM ITALIANA.ERA UMA BOA COMUNIDADE,OS PAIS ERAM BEM PARTIPATIVOS,SE ENVOLVIAM COM A LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO,COBRAVAM DO PROFESSOR O DESEMPENHO E ESTAVAM SEMPRE PRESENTES EM TUDO.EU ATE´QUE GOSTAVA DE TRABALHAR ALI. O MAIOR PROBLEMA ERA O TRANSPORTE ESCOLAR PARTICULAR.TINHAMOS QUE PAGAR PELO SERVIÇO.COM A ALTA DO COMBUSTIVEL PASSOU A SE TORNAR INVIÁVEL.
NO PERIODO INVERSO FUI TRABALHAR EM OUTRA ESCOLA PARA SUBSTITUIR A PROFESSORA LICENCIADA.QUANDO ELA VOLTASSE DEVERIA ENTREGAR O CARGO.
PARA IR ATÉ ESTA ESCOLA TINHA DE PERCORRER UNS 4 KM A PÉ.EM PLENO SOL DO MEIO DIA NO VERÃO,ERA TERRIVEL E NOS DIAS DE CHUVA ERA UM LODO DE TERRA VERMELHA QUE GRUDAVA NO CALÇADO DE UM JEITO...
DEPOIS DE UM TEMPO ENTREGUEI O CARGO E RECEBI UM CONTRATO NUMA OUTRA ESCOLA DO ESTADO EM UMA COMUNIDADE ONDE TINHA MAIS TURMAS E MAIS PROFESSORES.
ALI ERAM MAIORIA ALEMÃES E MUITO ALUNOS NÃO ME ACEITAVAM MUITO BEM.
PASSEI POR UMA SITUAÇÃO BEM CONSTRANGEDORA O DIA QUE UM MENINO ME FALOU ASSIM:
-MEU PAI DISSE QUE TU NÃO PODIA ESTAR DANDO AULA PARA NÓS PORQUE TU VEIO DE UMA VILA DE NEGROS...
NA HORA FIQUEI ROXA DE HUMILHAÇÃO,MAS ENGOLI A SECO,PENSEI UM POUCO E RESPONDI...
TENHO CERTEZA QUE ISSO AI QUE VOCÊ ESRÁ DIZENDO NÃO SAIU DE TUA CABECINHA...
DIGA AO TEU PAI QUE QUERO FALAR COM ELE PESSOALMENTE AMANHÃ.
NO DIA SEGUINTE OU DEPOIS-NEM LEMBRO DIREITO-LEVEI UM LIVRO QUE DIZIA ASSIM:
VOCÊ SABE QUE COR TEM DEUS?
APRESENTEI ESTE LIVRO DE NEIMAR DE BARROS AO PAI E AO FILHO...COLOQUEI MEU PONTO DE VISTA E SUGERI QUE OS DOIS PENSASSEM NO ASSUNTO.
E NUNCA MAIS FUI OFENDIDA POR NENHUM DELES.IMAGINE QUE NEM NEGRA EU SOU DE FATO.SOU MESTIÇA COM PELE MAIS BRANCA DO QUE PRETA...SE EU FOSSE PRETA ENTÃO...